quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tarte de Chocolate



Ontem recebemos uma convidada muito esperada aqui em casa, minha amiga Paula Neubauer, que nos preparou um jantar delicioso! E eu, que estava já há algum tempo sem postar nada, preparei a sobremesa: esta Tarte de Chocolate. Esta tarte não tem segredo - muito fácil e rápida de se fazer, e a massa aerada doce usada no seu preparo, conhecida como Massa Podre  - ou Patê Sablée para os "entendidos", é muito versátil, sendo usada no preparo de muitas tortas tradicionais. É só usar a sua criatividade! Ainda, com as sobras desta massa, eu preparei biscoitinhos cobertos com açúcar e canela para acompanhar o café. E não é que ficaram gostosos?

Massa Aerada Doce (Patê Sablée)

200g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
70g de manteiga sem sal
80g de açúcar granulado fino
1 ovo
1-2 gotas de essência de baunilha

Coloque um tablete de manteiga por alguns minutos no freezer, para que endureça. Em uma tigela grande, junte a farinha peneirada e a pitada de sal. Corte a manteiga em cubos pequenos (1 cm) e esfregue-a na farinha com as pontas dos dedos (para evitar que derreta completamente) até que mistura fique com o aspecto de uma areia grossa. Incorpore o açúcar, e faça uma cova no centro, onde você deve verter o ovo levemente batido e as gotas de extrato de baunilha. Em uma superfície polvilhada com farinha trabalhe a massa (evite tocá-la excessivamente) até obter uma textura homogênea. Molde uma bola e envolva-a com filme plástico. Leve à geladeira por 20 minutos. 

Esta massa pode ser congelada. Com esta medida eu fiz a base de uma torta grande e um pode de biscoitinhos torcidos - é só levá-los ao forno por 20 minutos e cobrí-los com açúcar e canela.


Tarte de Chocolate

1 porção de massa aerada doce
150g de chocolate amargo
50g de manteiga sem sal
4 ovos
200g de açúcar 
75g de farinha (sem fermento)
Cacau em pó para polvilhar

Pré-aqueça o frono a 200ºC. Abra a massa com um rolo (tocando-a o mínimo possível) e cubra uma forma de fundo removível previamente untada. Cubra a forma com papel alumínio e uma camada de feijões. Cozinhe a massa por 10 minutos. Descarte o papel e os feijões e leve ao forno por mais 5 minutos. Reserve.
Derreta o chocolate a manteiga em banho-maria. Bata os ovos, o açúcar e a farinha e misture ao chocolate derretido. Espalhe a mistura sobre a massa da torta e leve ao forno por 20 minutos ou até firmar (cuidado: a minha ficou tempo demais!). Desenforme, deixe esfriar completamente e polvilhe com cacau em pó. Sirva com uma bolinha de sorvete (café da La Basque ficou perfeito!)

4 comentários:

  1. Tudo que leva chocolate é bom, a tua tarte está deliciosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que delicia de torta! amei a receita!

    amei todo o seu blog delicioso!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi Lurdes e Isadora. Estou há algumas semanas sumida do blog. Mas entrar e encontrar elogios é uma delícia! Obrigada e espero que tentem fazer em casa!
    beijos Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula, a patê blisée é a mesma que a patê sucrée?

    Um abraço

    Ana Maria

    ResponderExcluir