sexta-feira, 16 de julho de 2010

Atum à moda Siciliana

O Rick ficou tão satisfeito com todos os créditos a ele que eu postei no site... que escolheu uma receita para esta sexta feira (dia em que eu normalmente preparo um peixe): Um Atum à moda Sicilinana do Gero - que ele encontrou no site do GNT Gourmet http://gnt.globo.com/Gourmet. Com um video bem explicativo, mas sem a receita por escrito... Uma receita muito fácil de se fazer e que impressiona pela aparência. Fiz algumas adaptações, claro, inclusive a já costumeira troca de pinolli por nozes (meu Deus como custa caro!). Atum à moda Siciliana para comemorar que esta semana.... o meu casamento foi reconhecido perante o Consolato Generale de d'Italia a San Paolo!

Atum à moda Siciliana

1 peça grande de atum
 3 fatias de pão de forma
1 cebola roxa picadinha
3 tomates concassé*
1 colher (sopa) de alcaparras
 1 colher (sopa) de uvas passa 
1/2 xícara de nozes quebradinhas
1/2 maço de manjericão
 1 colher (sopa) de salsinha
Pimenta do reino moída
Sal 
Muito azeite!

Faça uma farinha com as fatias de pão de forma, passando-as no processador e depois por uma peneira. Tempere a peça de atum inteira (eu cortei os cantos da peça deixando-a quase quadradinha) com sal, pimenta e azeite. Massageie a peça com os dedos para que o azeite se distribua homogeneamente. Deite o atum sobre a farinha de pão, sem pressionar, deixando que ela envolva cada um dos lados da peça. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira. Coloque o atum e sele cada um dos lados. Este processo leva no máximo dois minutos: o atum deve ficar praticamente cru. Corte a peça de atum em posta de 1,5 cm de altura.
Em outra frigideira (escolha uma de beiradas mais altas), coloque a cebola, o tomate, as alcaparras, as uvas passas e as nozes. Junte uma colher (sopa) de azeite e deixe cozinhar, mexendo a frigideira vigorosamente sempre, por dois minutos. Acrescente a salsinha e o manjericão, mexendo com uma colher.
No fundo do prato pincele um pouco de molho pesto (caso não tenha preparado, um azeite aromatizado pode substituir). Posicione de 3 a 4 postas de atum uma sobre a outra e, por cima, distribua o molho - não economize, já que ele faz as vezes de uma guarnição. Lindo!


* Tomate concassé é o tomate sem pele e sem sementes cortado em cubinhos.

2 comentários:

  1. Paulinha, no dia dos namorados eu fiz na praia pra Marcela um atum muito parecido com esse, só que ao invés da farinha de pão, usei gergelim, do branco e do preto.
    Ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Você viu... foi a primeira foto aqui do blog. O Atum não tem segredo... Sempre colocar uma crosta de alguma coisa... e o ponto quase cru... É o nosso peixe favorito (depois do bacalhau...). Que delícia você cozinhando... A Marcela deve ter adorado! Parabéns!

    ResponderExcluir