Uma tortinha leve, com a massa que você com certeza já experimentou... e nunca imaginou como fazer. Tudo o que leva iogurte eu adoro... então: Vamos lá!
Torta de Palmito (massa de iogurte)
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate sem sementes picado
280g de palmito
1 xícara de ervilhas (pode ser uma lata também!)
220g de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de salsinha
3 colheres (sopa) de cebolinha
Sal
Pimenta do reino
Comece preparando o recheio, já que este deve ser utilizado frio na montagem da torta. Aqueça em uma panela o azeite e refogue a cebola até ficar transparente (não espere até dourar). Junte o tomate, mexendo sempre, e quando observar um caldinho no fundo da panela, junte o palmito, as ervilhas (as congeladas ou frescas são melhores que as de lata, lógico), o sal e a pimenta, deixando cozinhar por alguns minutos. Acrescente o requeijão e a colher de farinha. Mexa até obter uma textura de creme. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e a cebolinha. Experimente o sal e a pimenta. Transfira para outro recipiente e deixe esfriar.
(para a massa)
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
150g de manteiga sem sal
180g de iogurte natural
1 colher (chá) de sal
1 gema de ovo (para pincelar)
Em um recipiente coloque a farinha de trigo, a manteiga (pode usar margarina light), o sal e o iogurte. Misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Deixe descansar tampada (com um filme plástico ou com um pano de prato) por 20 minutos. Polvilhe com farinha um saco de plástico aberto. Coloque metade da massa dentro e abra com um rolo próprio: a massa deve ficar bem fina. Cubra o fundo e as laterais de uma assadeira de fundo removível (usei aquela próprias para quiches). Distribua o recheio frio. Da mesma maneira, abra o restante da massa, corte tiras de aproximadamente 1cm e largura e cubra a massa. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos.
Paula, tudo bem?
ResponderExcluirQueria te dizer que sempre acompanho o blog e acho demais suas receitas....
Ontem fiz essa torta, na verdade fiz uma com recheio de frango e minha amiga a de palmito, ficaram deliciosas!! Achei bem facil de fazer, so apanhei um pouco na hora de abrir a massa!!
Bjss e obrigada!!
oi Ivana!
ResponderExcluirVocê já tentou o truque do saco plástico?
è impressionante como facilita a árdua tarefa de se abrir uma massa! Eu tenho uns sacos enormes sepadados para isso na minha cozinha... Se da para simplificar... por que complicar?
Obrigada por acompanhar o blog. Nada me deixa mais feliz que saber que alguém preparou a mesma receita que eu! beijos
OI Paula, usei o saco plastico...rsrsrsrs, mas sabe.....primeira vez é complicado, acho que nas proximas sera mais facil.
ResponderExcluirBjsss