quinta-feira, 20 de junho de 2013

Salmon Lox


Tenho visto este sanduíche por toda parte ultimamente. Vocês não? Chama-se Salmon Lox. Experimentei alguns e, claro, resolvi criar em casa a minha versão. Como é o caso de todo o sanduíche em que o pão é comprado pronto (felizmente!), dificilmente pode-se considerar uma receita propriamente dita. Está mais na esfera das dicas! Mas que de vez em quando é uma delícia juntar os seus ingredientes favoritos e pronto... Não há como negar!

Salmon Lox

2 bagels torrados
200g de salmão defumado
1/2 cebola roxa
2 colheres (sopa) de cream cheese
Limão
Dill

Corte os bagels ao meio com cuidado para não danifica-los e asse por alguns minutos no forno para que fiquem quentinho (estes são do Santa Luzia, com gergilim preto). Recheie cada um com uma farta camada de cream cheese, fatias de salmão regatas com gotas de limão e algumas rodelinhas de cebola roxa cortada bem fininha. Decore com o dill. Sirva imediatamente.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Carré de Vitela e Risoto de Limão Siciliano


Neste final de semana recebemos uma gentil contribuição. Ou fizemos uma contribuição. Não sei bem! Uma espécie de permuta... Nossos amigos deixaram aqui dois carrés de vitelo da Wessel para eu preparar: e eis o resultado. Já tinha preparado carré de cordeiro, mas de vitela foi a primeira vez. Muito delicado. Uma delícia! O acompanhamento escolhido foi um risoto de limão siciliano - escolhido e preparado pelo meu marido. Vejam que delícia de almoço!

Carré de Vitelo na Crosta de Ervas Aromáticas

(4 pessoas)
1kg de carré de vitela
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de vinho branco
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de alecrim, salsinha.. 
(quaisquer ervas que tenha a disposição)
Sal e pimenta do reino

Deixe os carrés por algumas horas (eu deixei por volta de 2) marinando no vinho branco, juntamente com o alho. Descarte a marinada. Envolva as peças com azeite e cubra a parte de cima com mostarda. Triture as ervas e a casca de pão (ou farinha de rosca) e use a farinha resultante para fazer uma crosta (como na foto). tempere com sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido, em um refratário, coberto com papel alumínio. mantenha em temperatura bem baixa por 4 horas - até que esteja macio e a crosta esteja crocante. Separe as costelas e sirva imediatamente.


Risoto de Limão Siciliano

Casca de 2 limões sicilianos
Suco de 2 limões sicilianos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de água
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 cebola
3 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de vinho branco
Q.B. caldo de legumes
Q.B. de queijo parmesão ralado
3 ramos de alecrim


Retire as cascas dos limões sicilianos com cuidado, evitando ao máximo a parte branca. Corte-as em tiras bem finas (como as da fotografia). Coloque-as em uma panela pequena, com a água, o suco de um limão, o açúcar e uma colher de manteiga. Cozinhe por alguns minutos, até que fique levemente caramelizado (parecendo uma caldinha). Reserve e deixe esfriar.
Inicie o preparo do risoto refogando a cebola cortada em cubinhos em uma colher de manteiga. Junte as xícaras de arroz, mexendo sempre, até que os grãos fiquem levemente transparentes. Junte a xícara de vinho e mexa até evaporar. Acrescente o suco de um limão, as fatias de limão preparadas anteriormente e uma colher de caldo de legumes. Mexendo sempre, vá acrescentando uma colher de caldo por vez até que o arroz fique al dente. Acrescente o alecrim (somente as folhas) e o queijo parmesão. Desligue o fogo e acrescente uma colher de manteiga para finalizar. Sirva imediatamente!

domingo, 9 de junho de 2013

Carpaccio de Haddock da tia Lucinha


E voilá: a entrada do almoço de hoje! Pode parecer incrível, mas minha madrinha (a tia Lucinha) costuma servir uma versão desta entrada no horário do almoço, durante a semana, quando almoço na casa dela... Que prestígio o meu! Digo versão porque lá, a receita é preparada com salmão defumado e ovas de salmão... e estes ingredientes eu substituí. Pois é: os ingredientes principais! Eu já tinha em casa algumas gramas de carpaccio de haddock congelado (recomendo fortemente estas embalagens individuais da Damm, tanto de salmão quando de haddock) e ovas de Mujjol... E o espírito da receita foi mantido - o que é o mais importante. Uma entrada sofisticada e que fica pronta em menos de 10 minutos. Vai impressionar os seus convidados! Assim que eu tenha oportunidade repito a receita tal qual, tia Lucinha. Não se preocupe!

Carpaccio de Haddock da tia Lucinha

(para 4 pessoas)

8 Batatas pequenas
4 colheres (sopa) de creme de leite leve
1 colher (sopa) de azeite
200g de carpaccio de haddock
1/2 limão siciliano
2 colheres (sopa) de ovas
Sal e Pimenta do reino
Dill ou endro para decorar

Cozinhe as batatas até que fiquem macia. Descasque-as com a ajuda de uma faca curva, para que fiquem iguais entre si. Leve as batatas descascadas ao forno por alguns minutos para que dourem, junto com o azeite, sal e pimenta do reino. Reserve, deixe que esfriem. Misture bem o creme de leite e o suco do limão, evitando que o creme de leite talhe. Monte cada prato com três ou quatro fatias de haddock e duas ou três batatas. Cubra com o molho e decore com as ovas e o dill.

Papillote de Queijo Brie e Tomates Confitados


Nesta semana eu e meu marido comemoramos 4 anos de casados. O tempo passa! Fomos jantar no La Cassarole - aquele restaurante super tradicional que fica no Largo do Arouche e deve ter, pelo menos, 50 anos de idade. Pois então. Histórico. Uma oportunidade para experimentar os clássicos da culinária francesa, executados a perfeição e ainda... com o clima de uma noite em Paris nos anos 70.
Foco: a entrada que pedi foi um Papillote de Queijo Brie (de cabra) com Legumes Confitados (beringela, tomate, alho...). Inesquecível. Tive que fazer uma versão, ainda que simplificada, hoje mesmo para o almoço com os amigos que preparamos em casa. O menu segue nos próximos posts... Agora este - que é tão fácil de preparar e surpreende - é a dica que hoje. Não deixem de ir no La Casserole!

Papillote de Queijo Brie e Tomates Confitados

1 queijo Brie
2 ramos de tomates cereja
4 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
Ramos de tomilho ou alecrim
Pimenta do reino
Sal trufado

Lave bem os tomates, sem deixar que eles se soltem do ramo. Coloque em uma assadeira ou refratário, juntamente com os dentes alho (não descasque totalmente ou até mesmo deixe o alho inteiro), tempere e leve ao formo em temperatura bem baixa até que o tomate e o alho quase se desfaçam (no meu forno demorou por volta de 20 minutos). Coloque o queijo Brie sobre um papillote feito com papel alumínio (é só dobrar um envelope!), cubra com os tomates e os dentes de alho, e leve ao forno por alguns minutos, até que o queijo fique macio. Sirva imediatamente com pão bem fresquinho!