terça-feira, 18 de setembro de 2012

Batata Doce na Chapa



Tanto tem se falado na "Poderosa Batata Doce", que me rendi, e ao vê-la em uma gôndola no supermercado... Comprei-a-a. Improvisei uma maneira de prepará-la, e não é que ficou uma delícia? A batata-doce é uma espécie de carboidrato do bem, isto é, fornece tanta energia e nutrientes quanto uma batata inglesa (normal), porém, possui um índice glicêmico muito mais baixo. O que isso significa? Para falar a verdade, não sei bem! Mas parece que quanto menor o índice glicêmico, melhor. A batata dos atletas. Uma ótima fonte de enrgia antes da pratica do exercício. Não foi bem o caso aqui na minha casa... Já que cometemos o pecado de comê-la por volta das 22h00. Fazer o que? Meu marido tem chegado em casa neste horário (ou ainda mais tarde), simplesmente varado de fome. Se não se pode vencê-los... Junte-se a eles. E hoje o jantar foi dele: contra filé alto na chapa com chimichurri e batata. E cervjinha. E sorvete de chocolate na sobremesa. Porque todo mundo de vez em quando merece!

Batata Doce na Chapa
1kg e batata doce
1 xícara de cheiro verde
3 colheres (sopa) de azeite
Sal
Pimenta

Cozinhe a batata doce, em uma panela grande coberta por água por pelo menos 60 minutos, até que fique macia. Descasque e amasse grosseiramente com um garfo. Misture bem, temperando com azeite, sal e pimenta. Desligue o fogo e junte o cheiro verde. Aqueça uma frigideira, jogue um fio e azeite e doure um pouco de batata doce por vez (faça uma panquequinha). Corte a panqueca em formato de meia-lua e cubra com um apouco mais de cheiro verde e azeite. Tão fácil que dá até para fazer no café da manhã!


Cuidando melhor das suas facas


Um dos hábitos do dia a dia que eu mudei com as minha leituras recentes em livros de culinária foi o trato com as facas. Tá, ler um livro inteiro sobre facas talvez seja um pouco de exagero - mesmo depois de ganhar estas belezinhas de presente do meu marido, mas algumas dicas são fundamentais. E lá vem elas:

1) Não use suas facas para outros propósitos que não cortar/trinchar/filetar/desossar alimentos. Facas não são abridores de latas ou garrafas - fazer isso pode resultar em acidentes domésticos e, de quebra, sua faca pode ficar irreversivelmente cega!

2) mantenha suas facas sempre amoladas. Se vc, como eu, não tem coragem, amoladores profissionais estão aí para isso... Mas segundo consta é bem mais fácil que parece (aguardem o post de quando eu tomar coragem!). Não amolar uma faca e continuar usando-a sem fio pode cegar a faca de tal maneira que nem um profissional consegue recuperá-la.

3) Tome cuidado com o armazenamento das suas facas (em como guardá-las...): As maneiras mais indicadas são uma barra magnética (daqueles que vc afixa na parede); um cepo ou suporte para facas (daqueles em que vc espeta as facas); uma gaveta especialmente projetada (daquelas com recortes especiais para fincar as lâminas). caso nenhuma destas alternativas pareça viável para você, como é o meu caso, já que minha cozinha é aberta para a sala de jantar, o indicado é confeccionar bainhas, como estas da foto acima. Colocar as facas misturadas à outros itens dentro de uma mesma gaveta ou todas juntas pode cegá-las.

4) Tenha cuidado ao lavar as suas facas. Nada de ficar esfregando - o que também faz com que a faca perca o corte mais rápido. Passe a esponja em um mesmo sentido e nunca pelo fio da faca. Seque-as e guarde imediatamente - nada de deixar jogadas pela pia (Perigo!) ou no escorredor de talheres "batendo"em outros objetos.

5) Para evitar acidentes bobos (contudo graves, especialmente se suas facas forem afiadas), lembre-se sempre de usar sapatos na cozinha (facas podem cair em seus pés); cortar com a faca sempre afastando-as de si e nunca na sua direção. Cuidado na hora de transportá-las de um lugar para o outro: aponte-as para baixo e mantenha-as próximas ao seus corpo, use as bainhas ou enrole-as em um pano de prato. Nunca deixe uma faca encobreta por um pano ou submersa na água!

6) Por fim, segure suas facas com confiança. Uma boa faca é um verdadeiro prazer de se manusear! Saiba qual a função de cada uma... cortar pode ser uma verdadeira terapia!


domingo, 16 de setembro de 2012

Pão d'Ovo


Faz muitos anos aprendi a fazer este pão d'ovo... mas não chegava nunca a hora de fotografa e colocar no blog.  Uma idéia genial e, principalmente, muito fácil de preparar. Eu sou louca por ovo! Em Angra, a caseira do nosso padrinho/afilhado André Schibuolla preparava um pão d'ovo destes atrás do outro. Os meninos comiam bem 3 destes cada um! 

Pão d'Ovo

2 fatias de pão de forma
2 ovos grandes
4 colheres (chá) de manteiga
Sal
Pimenta do reino

Passe manteiga nos dois lados de cada fatia de pão de forma. Corte com uma faca ou um molde de biscoito uma espécie de furo no centro da fatia (vc pode fazer o furo redondo ou em formato de coração... vc escolhe!). Coloque mais um pocuo de manteiga e aqueça uma frigideira. Coloque a fatia de pão, doure um lado, vire e com cuidado, acrescente a gema de um dos ovos e parte da clara. Tempere com sal e pimenta. Assim que a gema começar a firmar, retire e sirva imediatamente. Delícia. Perfeito para levar em uma bandeja num domingo preguiçoso como este!