terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Couscous Marroquino


Faz já algum tempo preparei um couscous como este, prometi, e não coloquei a receita aqui no blog. Mas é que cous-cous é tão fácil de se preparar que quase deixa de ser uma receita... e passa a ser uma dica. Enfim. Uma delícia. Tenho preparado muito, tanto como um acompanhamento quanto como uma saladinha... o meu almoço light de hoje que não resisti fotografar. A receita do cous-cous é um preparo básico, já que pode ser incrementada e alterada de muitos maneiras. Você pode colocar os legumes que quiser: beringela, aspargos, cenoura, pepino, abobrinha, vagem, pimentão... Adivinhem o destino dos restinhos aqui da minha geladeira? Pico tudo em pedaços minúsculos, frito rapidamente no azeite ou dou uma cozinhada até que fiquem macios e pronto, é só misturar ao couscous.

Couscous marroquino
250g de sêmola de trigo
250ml  de água
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) de salsinha
legumes a sua escolha

Ferva a água e o azeite em uma panela média. Desligue o fogo e junte a sêmola. Misture  delicadamente com um garfo para soltar os grãos por 4 minutos. Ligue  novamente o  fogo, acrescente os legumes escolhidos picados em cubinhos pequenos, a manteiga e a salsinha. Cozinhe mexendo sempre por mais 4 minutos. Sirva quente, como um acompanhamento, ou em temperatura ambiente, como uma saladinha, regado por um fio de azeite. Esta quantidade dá para 4 pessoas. Os legumes escolhidos hoje foram pimentão vermelho, pimentão amarelo e pimentão verde, mas as combinações possíveis são infinitas. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Beringela ao Forno


Este é o grande dilema de quem escreve um blog de culinária: Postar ou não postar? Porque há receitas que são deliciosas, mas triviais demais, ou até então pouco fotogênicas. Este é o caso desta Beringela ao Forno. Mas não resisti. E ela fica mais como uma dica de preparo ou então uma idéia de menu para quando se quer preparar alguma coisa pouco calórica e rápida. E olha que pode dar, com a apresentação certa... uma entradinha bem charmosa!

Beringela ao Forno

2 beringelas médias
1 pacote de queijo mozzarella 
(eu usei aquele Pingo de Leite da Balkis)
1 lata de tomate pelado
Manjericão
Azeite
Sal e pimenta do reino
Queijo parmesão ralado a gosto

Corte a beringela em fatias bem finas (o mais finas que você conseguir). Unte uma grelha com azeite e grelhe cada fatia de beringela dos dois lados, até que fique com a marca da grelha. Reserve. Cubra o fundo de uma forma refratária com uma camada de tomate pelado cortado em pedaços pequenos e comece a dispor uma camada de beringela, uma camada de molho tomate e uma camada de queijo mozzarella até que os ingredientes acabem. Finalize com a camada de queijo. Tempere as camadas de molho com sal, pimenta e manjericão. Leve ao forno pre-aquecido até borbulhar (15 minutos). Sirva imediatamente, polvilhando com queijo parmesão ralado.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cheesecake - a primeira tentativa



Depois de um pequeno equívoco... um feliz equívoco, na verdade, cheguei a conclusão de que estava mais que na hora de fazer a minha primeira Cheesecake. Fui comprar uma geléia da Schwartau, uma marca alemã que tem geléias deliciosas e que eu adoro, e me perguntei: Será que a embalagem mudou? Foi só quando eu abri o pote que me dei conta de que aquilo (com todas aquelas palavras escritas em alemão) não era uma geléia, mas sim uma cobertura de cerejas. E que cobertura de cerejas! Oportunidade perfeita para o meu primeiro cheesecake. Busquei a receita no site da Kraft - a marca do Cream Cheese Philadelpia. Encontrei milhares de receitas, todas deliciosas, e escolhi a mais tradicional para começar. Adaptei um pouco... Fiz uma cheesecake um pouco mais baixinha, por medo de errar e perder todos aqueles potes de cream cheese. E sinceramente: o melhor do site são as dicas. Vou colocá-las no corpo da receita. O meu marido gostou tanto que acho que teremos vária receitas de cheesecake no blog. Vamos à receita!


Cheesecake

100g de biscoito maisena
1/3 de xícara de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de açúcar
600g de cream cheese Philadelfia (4 embalagens)
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Antes de iniciar o preparo da sua Cheesecake separe todos os ingredientes, inclusive a manteiga derretida,  para que fiquem todos na mesma temperatura (dica 1). Pré-aqueça o forno a 180oC. Triture os biscoitos de maisena até obter uma farofa. Peneire esta farofa, junte as três colheres de açúcar e a manteiga derretida, e misture com os dedos até homogeneizar. Forre uma forma de fundo removível (daquelas altas) com papel alumínio (dica 2). Coloque a farofa de biscoito sobre o fundo da forma, pressionando bem. Em uma batedeira bata em velocidade baixa o cream cheese, o açúcar e a essência de baunilha. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre (dica 3). Verta a mistura de cream cheese sobre a massa na forma. Leve ao forno por pelo menos 55 minutos. Coloque a torta na grade mais alta do forno e, para que o forno fique mais úmido, coloque também uma forma contendo água na grade de baixo (dica 4). Nunca abra a porta do forno para evitar que a cheesecake receba um choque térmico. Isto pode fazer com que a massa se rompa (dica 5). Você saberá que a cheesecake está pronta quando a superfície, com excessão da parte do centro da torta, estiverem firmes e levemente douradas. Retire a cheesecake do forno e deixe-a esfriar completamente antes de levar à geladeira (dica 6). Leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Eu sugiro deixar de um dia para o outro. Sirva com a calda da sua preferência. Facílima de se preparar e sucesso garantido!


domingo, 15 de janeiro de 2012

Bacalhoada Portuguesa com certeza!




Sabe aquelas crianças que nem por Decreto Lei comem bacalhau? Pois então... Até o meu casamento este era o meu caso. Eu fui uma daquelas crianças que nunca quiseram nem experimentar! Como vocês já devem ter visto pelas receitas de bacalhau aqui do blog (Posta de Bacalhau sobre Velouté de AgriãoBacalhau com Broa e Bacalhau com Pasta de Azeitonas), este é um problema resolvido. Só faltava preparar a receita mais tradicional que existe: a da Bacalhoada Portuguesa, como cebola, pimentão, ovos, azeitona... Ficou uma delícia. Digna daqueles almoços de Páscoa intermináveis que toda criança detesta! Ah... se elas soubessem o que estão perdendo!

Bacalhoada Portuguesa

2 postas de bacalhau dessalgadas
2 batatas cozidas
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
2 cebolas pequenas
3 ovos
Azeitonas a gosto
Azeite 
Salsinha
Sal e Pimenta do reino

Escalde o bacalhau em água fervente e retire as espinhas. Reseve. Cozinhe as batatas até que fiquem macias (aproximadamente 40 minutos) e os ovos (9 minutos contados da fervura da água). Descasque as batatas e os ovos, corte em rodelas e reserve. Corte os pimentões em tiras finas e a cebolas em meia-lua. Refogue no azeite (bastante azeite, e que seja português extra virgem) até que fiquem bem macios. Disponha em um refratário uma camada de batatas, as postas ou lascas grandes, como preferir, e cubra com os pimentões e cebolas. Decore com as rodelas de ovo e as azeitonas. leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. regue com um fio de azeite e sirva imediatamente. 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terrine de Palmito


A ceia de Revéillon da família Porto este ano foi na minha casa (como eu já havia anunciado) - e na praia.  Como esta foi a primeira temporada no apartamento, queria que ficasse tudo uma delícia. O menu foi um exagero (ainda mais com tantas colaboradoras): Eu preparei Blinis com salmão defumado, creme azedo, cebola picadinha, salsinha e alcaparras, uma receita já tradicional na minha casa, Terrine de Palmito, que é a receita deste post, e um Brie Folhado, que eu preparei no Natal e fez tanto sucesso que resolvi repetir no Revéillon. A Lívia preparou uma Salada de Lentilhas com tomatinhos cereja, aspargos e endívias e uma Salada de Folhas Verdes com Vinagrete de Romã. Sim: ela ficou responsável pela parte supersticiosa do menu! A Vera e a Fernanda prepararam pernil, farofa e arroz e ainda um puré de castanhas, enquanto as meninas Clariana e Renata prepararam duas sobremesas: uma Mousse de Maracujá com Crocante de Bis e uma Torta de Limão. Muitas velas, conchas, areia, folhas verdes e a decoração ficou linda! Pronto. Pode estourar o champagne!
Esta receita de Terrine de Palmito eu adaptei de uma receita da Mazzô. Substituí grande parte da ricota por queijo cottage, que eu prefiro. E substituí o leite por creme de leite fresco... Ou seja: mudei tudo. A receita abaixo é a minha adaptação.

 Terrine de Palmito

8 folhas de gelatina incolor
(caso vá substituir por gelatina em pó, utilize uma colher de chá para cada folha)
2 vidros de palmito cortados em cubos pequenos
220 ml de creme de leite fresco
3 xícaras de queijo cottage
1 xícara de ricota esfarelada
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de sal
Pimenta do reino, cebolinha francesa, molho inglês

Hidrate as folhas de gelatina conforme as instruções da embalagem. Coloque a gelatina em um recipiente e junte ao creme de leite. Separe. Misture o palmito, o queijo cottage, a ricota e a cebolinha. Junte o creme de leite e a gelatina até obter a consistência de uma pasta. Tempere com o sal, a pimenta e o molho inglês. Pincele com o azeite uma forma de bolo inglês ou uma terrineira, caso possua, cubra com filme plástico deixando uma sobra de pelo menos 3 dedos para cada lado. Despeje todos os ingredientes na forma, cubra com o filem plástico e leve a geladeira por pelo menos 5 horas, até que a terrine fique firme. A Mazzô costuma servir esta terrine com uma salada verde bem vistosa e camarões. Eu decorei com a a cebolinha e com damascos e servi com as minhas outras entradas. A terrine serve 10 pessoas. Vejam que eu fiz duas!



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Salmon en Croute



Eu estava já há tempos sonhando com esta receita! Quando preparei o Roast Beef da Zainha fiz uma pequena pesquisa... e encontrei uma série de receitas com massa folhada. Acreditem. A tal receita com rosbife é um prato bem tradicional americano, e se chama Beef Wellington. Pois esta com salmão é francesa e achei um charme: exatamente o que eu precisava. Prato único, fácil de se preparar, leve e ainda sofisticado. Perfeito para um jantar na praia com a casa cheia de amigos. E não é todo dia que eu tenho a oportunidade de desenhar peixinhos na minha comida! Não ficou uma gracinha? Bom... vamos à receita:

Salmon en Croute


2 lombos grandes de salmão
1 pacote de massa folhada
2 gemas de ovos
1 receita de molho pesto


Coloque a massa folhada aberta sobre uma superfície lisa. Coloque o salmão no centro da massa e verta bastante molho pesto sobre ela (não economize!). Feche a massa deixando alguns pontos entreabertos para que o ar possa entrar e sair de dentro da massa. Decore estas "fendas"com pedaços de massa (eu fiz peixinhos...). Pincele toda a massa com gema de ovo e leve ao formo pré-aquecido até dourar - na praia demorou por volta de 20 minutos. Repita o procedimento com a outra peça de salmão e você terá um jantar para 12 pessoas bem animado! Sirva com arroz ou salada.