segunda-feira, 30 de maio de 2011

Risoto de Quinoa

A quinoa é um grão originários dos Andes bolivianos. Juntamente com a batata e o milho, constituia a base da alimentação dos Incas. Conhecido como o "Grão Sagrado", a quinoa é muito nutritiva e tem alta absorção. Ela pode ser encontrada na forma de grão (preparados da mesma forma que o arroz), de farinha e de flocos. Eu inventei este risoto. Já é a segunda vez que preparo... da primeira não coloquei a receita aqui... então vamos lá!

Risoto de Quinoa

2 xícaras de quinoa e grãos
1/2 cebola picadinha
2 colheres de manteiga
1/2 xícara de vinho branco
1 xícara de tomates cherry em fatias
1 xícara de mozzarela de búfala em fatias
1/2 maço de manjericão
Caldo de legumes e água quanto bastar
Sal
Pimenta

Deixe a quinoa de molho em água fervente por pelo menos 10 minutos. Doure a cebola na manteiga, junte a quinoa, e refogue. Acrescente o vinho e deixe secar, mexendo sempre. Vá acrescentando o caldo de legumes dissolvido em água fervente aos poucos, até que a quinua fique macia. Dica: Ele se torna parcialmente transparente quando está pronta. Acrescente o queijo e o tomate picados e as folhas de manjericão. verifique o tempero e finalize com o restante da manteiga. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aniversário de 1 ano!

Finalmente 1 ano de blog! Desde o início do mês tenho pensado no que preparar para comemorar o aniversário. Nada parecia bom o bastante. Queria caprichar. Pois não é que ontem consegui um feito que por si só já seria digno de comemoração: reunir as minhas duas primas favoritas (Eleonora e Cathy) para jantar em casa.
Eu e a Cathy nos propusemos já há algum tempo o desafio de preparar o Moules et Frites - o prato tradicional belga. Nada complicado, mas os mariscos deveriam obrigatoriamente ser fresquíssimos e limpá-los... bom, para isso seriam necessárias pelo menos 4 mãos. Feito. Os mariscos fresquinhos (acho que vivos, inclusive) chegaram em casa pela manhã. A limpeza durou quase 1 hora mas foi mais fácil do que pensávamos. Cada marisco cabeludo... Afe! Vamos a receita, que foi retirado de um livro em francês trazido pela Cathy, cuja autora é Françoise Bernard. Eu que nunca tinha tido coragem de comer mariscos por puro preconceito... achei uma delícia!


Moules Marinière

3 kg de mariscos frescos
1 garrafa de vinho branco
40g de manteiga
3 cebolas roxas picadinhas
1 xícara de creme de leite fresco
Salsinha
Sal
Pimenta


Limpe os mariscos. Recomendamos o uso de um alicate para "arrancar a cabeleira" e de uma faca para retirar as conchinhas que ficam grudadas na concha principal. Coloque em uma panela grande as cebolas, a manteiga e o vinho branco e os mariscos. Cozinhe no vapor até que as cascas estejam abertas. Disponha os mariscos no recipiente que escolher para servir, separando aqueles que não abrirem (provavelmente estragados). Decore com salsinha picada. Não descarte o líquido do cozimento.

Preparo do molho: Coe o líquido do cozimento e, em uma panela, junte o creme de leite, e deixe reduzir. Experimente e tempere com sal e pimenta. Acrescente salsinha ao final. Você obterá um molho bastante ralo.

Sirva os mariscos mergulhados no molho com batatas fritas - como fazem os belgas.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Perú e Abacaxi Grelhado

Logo que casei costumava comprar os tais "perús bolinha" da Sadia toda semana. Eles demoram horas no forno, é verdade, e por causa disto os jantares costumavam atrasar. definitivamente vale a pena esperar! Além de um jantar especial (já que perú também não pode ser só no Natal), restam ainda várias fatias de perú fresquinho para preparar, no dia seguinte, sanduíches, ou mesmo comer com uma salada. E é light: o perú preparado assim ainda tem muito menos sódio que o peito de perú que compramos fatiado nos supermercados e padarias. Bom lá vai a receita:


Perú e Abacaxi Grelhado


1 perú bolinha da sadia

1 xícara de vinho branco seco

1 laranja

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino

8 fatias de abacaxi

Deixe o perú descongelar na geladeira de um dia para o outro. Pré-aqueça o forno (200ºC). tempere o perú com o azeite sal e pimenta. Leve ao forno cobreto por papel alumínio por 40 minutos, regando de vez em quando ora com o vinho, ora com o suco de laranja. Retire o papel e deixe assar até que o termômetro pule - sim, estes pequenininhos também tem termômetro, o que vai demorar mais uns 40 minutos. fatie com faca elétrica. descasque e corte o abacaxi em fatias de 2 cm de altura. Aqueça uma frigideira ou grelha, unte com azeite e grelhe as fatias (eu preferi pedacinhos pequenos para a montagem). Tempere com sal. O abacaxi está pronto quando começar a apresentar uma camada tostadinha. Uma ótima idéia para acompanhar perú ou carne de porco.


Minha Farofa


1 cebola

2 xícaras de farinha de mandioca crua
1/2 xícara de farinha de milho amarela
(aquela com flocos de milho)
4 colheres (sopa) de salsinha

4 colheres (sopa) de bacon fritinho
Muito azeite

Aqueça uma colher de azeite e doure a cebola picada em pedaços pequenos. Junte a farinha de mandioca e a farinha de milho, mexendo sempre, para não deixar "sapecar". Frite o bacon cortado em pedaços na própria gordura em uma frigideira a parte. Junte o bacon e a salsinha. Vá acrescentando azeite até que a farofa tome uma coloração dourada. Verifique o sal.

Sanduíche de Linguiça

Em plena Rodovia dos Tamoios (km 45, no sentido São José dos Campos), fica uma parada estratégica para quem está a caminho de um final de semana na praia. Não pelos sanduíches, que andam bem caros, mas sim pelos queijos e lingüiças vendidos no local. Chama-se Fazendão. Tá bom: o nome é horrível! Queijos com preços melhores que os de São Paulo... e deliciosos, e esta linguiça que, por ser artesanal, creio eu, tem muito menos gordura que as que eu costumava comprar por aqui. Já abri para fazer um ragú e quase não tinha aqueles pedacinhos duros de gordura horrorosos. Fica a dica. A receita não é bem receita, como acontece com todos os sanduíches... mas uma delícia.

Sanduíche de Linguiça

400g de linguiça artesanal
1 punhado de erva doce
200g de queijo Gouda
2 baguetes fresquinhas

Tempere as linguiças com um pouco de azeite e erva doce. Deixe descançar. Aqueça uma chapa ou grelha, unte com azeite, e coloque as linguiças para fritar. Quando estiverem douradas, corte-as ao meio, tempere com um pouco mais de erva doce, e volte para a chapa ou grelha. Esquente o queijo Gouda levemente em uma frigideira (cuidado para não grudar!) e coloque sobre o pão. Junte a linguiça. Caso prefira, corte em rodelas e não ao meio. Eu coloquei um pouquinho de rúcula para "quebrar" um pouco o sabor intenso do sanduíche. Delícia. Nada mais másculo para um lanchinho no domingo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rainha de Sabá

Não costumo fazer bolos em casa. Acho o processo todo muito demorado: batedeira, assadeira, forno. Uma loucura! mas hoje... voltei para casa, depois de um dia de aulas, sonhando com um bolo! Acho que foi porque, afinal, não tivemos um bolo propriamente dito no aniversário do meu marido. Ele fez um Babá ao Rum, eu uma Mousse de Chocolate. Não hesitei em procurar uma receita no "Simplesmente Delícia" - o blog da Flávia Pantoja. Ela tem um verdadeiro dom para encontrar receitas de bolo sofisticadas, bem ao gosto do meu marido... Bolos para adultos, sabem? Este nem ele mesma sabe porquê tem este nome, mas eu adorei. Esta receita está no livro Bittersweet, da Alice Medrich. Flávia sabe tudo! O bolo não vai fermento, então fica baixinho, molinho por dentro, e com uma casquinha. Como um brownie.

Rainha de Sabá

170g de chocolate 70% cacau
125g de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de rum
1/2 colher (sobremesa) de essência de amêndoa
1/4 de colher (sobremesa) de sal
1/2 copo de amêndoas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos, separados, a temperatura ambiente
3/4 de copo de açúcar
1/4 de colher (sobremesa) de sal ou cremor tártaro

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com uma fina camada de óleo uma forma de fundo removível, cobrindo o fundo com papel manteiga. Reserve. Derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga (cuidado para não deixar cair água no chocolate!). Em uma tigela grande junte as gemas e 1/2 copo de açúcar, misturando bem. Acrescente à mistura de chocolate a essência de amêndoas (opcional), o rum e o sal. Junte às gemas e misture bem. Em outra tigela bata as claras em neve (utilize o sal ou cremor tártaro para obter a consistência desejada) até formar picos firmes. Continue batendo enquanto acrescenta o açúcar. processe as amêndoas e a farinha até obter uma farinha grossa. Junte a farinha de amêndoas, o creme de chocolate e as claras, misturando delicadamente, para não perder o volume, e despeje na forma previamente untada. leve ao forno por 20 minutos. Está pronto quando ao espetar a borda o palito sair sequinho e ao espetar o meio ele sair molhadinho. servi com um chá Inti Zen maravilhoso, chamado Patagonian Bee. Sou louca por chás e esta a minha xícara favorita!


domingo, 8 de maio de 2011

Pernil de Vitela

A idéia original para o menu de aniversário do meu marido era um pernil de cordeiro - já preparado aqui no Salto Alto, mas quando me deparei com este "bichão"... mudamos de idéia. O pernil de vitela tem mais de 3 quilos! Claro que grande parte deste peso corresponde ao osso, mas é o suficiente para 8 amigos.


Pernil de Vitela

3kg de pernil de vitela

2 dentes de alho

1 maço de alecrim

1 maço de tomilho

2 xícaras de vinho branco

1/2 xícara de azeite

1 limão siciliano

Sal e pimenta


Massageie o pernil com o alho e parte do azeite. Distribua o alecrime o tominho. Regue com uma xícara de vinho branco e deixe descançar por algumas horas (Ele é enorme e não cabe na geladeira, então não deixamos de um dia para o outro). Tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré- aquecido por pelo menos 3 horas e meia. Regue a cada 30 minutos com o suco do limão, com o azeite ou com o vinho branco, para que ele não fique seco. Prepare um molho com o fundo da assadeira. Corte com faca elétrica.

Mousse de Chocolate




Acho que mousse de chocolate é a sobremesa mais fácil de se preparar que existe. Pois é. Cá estou eu na terceira tentativa, e desta vez (finalmente) deu certo! Paciência é o secredo: Se você achar que bateu o suficiente, bata mais um pouquinho. Sobremesa para o dia das mães - o primeiro da Fernanda, minha cunhada e dona desta louça linda. Parabéns, Fê!



Mousse de Chocolate



6 ovos grandes


1/4 xícara de açúcar


200g de chocolate meio-amargo


3 colheres (sopa) de leite


1 colher (chá) de extrato de baunilha



Derreta o chocolate em banho-maria. Junte o leite e mexa até que tome consistência aveludada. Separe em duas tigelas as claras e as gemas. peneire e bata as gemas até não sentir mais o cheiro de ovo. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Misture o chocolate e a baunilha delicadamente e transfira para o recipiente (os recipientes) em que pretende servir a mousse. Bata as claras em neve (use o truque da pitada de sal)* e, aos poucos, junte à mistura de chocolate, mexendo delicadamente, sem estourar as bolhinhas. Leve "ao frigorífico" (rs...) coberto com papel alumínio até endurecer.

* Para bater claras no ponto de neve junte uma pitada de sal.

sábado, 7 de maio de 2011

Vol au vent 3 Cogumelos

O vol au vent é uma massa folhada em formato de "cestinha". De origem francesa, pode ser recheada com as mais variadas misturas cremosas... Cogumelos, camarões, frango, palmito... basicamente o que você imaginar. É prática, já que só requer montagem e uma ótima idéia para uma entrada - Esta foi a entrada do almoço de aniversário do meu marido. Que delícia! Recomendo a massa da marca Arosa. Tentei preparar com a massa folhada da Massa Leve e não ficou a mesma coisa. A qualidade desta é infinitamente superior, ainda que mais cara e com a diferença de que deve ser aberta com rolo e polvilhada com farinha (ou seja, dá um pouco mais de trabalho). Cortar e fazer o formato do vol au vent é bem divertido! Vamos a sugestão de recheio:

Vol au Vent 3 Cogumelos


1 Massa Folhada Semi-Laminada Arosa
1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
250ml de creme de leite fresco
30g de funghi seco
200g de shitake
200g de shitake branco
Estragão
Salsinha
Sal e Pimenta


Coloque o funghi de molho em água quente para hidratar. Lave, separe e corte os cogumelos em pedaços. O mesmo procedimento deverá ser repetido separadamente para cada tipo de cogumelo. Deixe o funghi para o final. Doure uma parte da cebola e do alho. Refogue os cogumelo e separe (não descarte o líquido que desprender do cozimento). Após fazer o mesmo com os 3 cogumelos, junte todo o líquido na panela e cozinhe com o creme de leite, deixando reduzir. junte os cogumelos, o estragão e a salsinha e tempere com sal e pimenta. Recheie os vol au vents com uma colher de sobremesa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Risoto de Figo Seco com Gorgonzola e Pinoli

Amanhã é aniversário do meu marido... e na nossa casa as comemorações são sempre assim: um dia só nós dois, outro com os amigos, outro com a família... Diversão (e trabalho) garantidos! Ufa! Para a etapa de hoje o menu é Sanduíche de Salmão (post anterior), este risoto como prato principal e maravilhosos brigadeiros da Maria Brigadeiro como sobremesa. Achei esta receita na internet (Chef Cris Maccarone) e ela é perfeita para hoje: meu marido é um apaixonado por figos, e eu estava louca para usar o pinoli recém adquirido na última viagem para algo que não fosse pesto... Lá vai a receita!

Risoto de Figo Seco com Gorgonzola e Pinoli


40g de manteiga
1/2 cebola picada
200g de arroz arbório ou carnaroli
100ml de vinho branco seco
700ml de caldo de vegetais
100g de figos secos
70g de queijo gorgonzola
50g de pinoli ligeiramente torrado(cuidado que o meu deu uma queimadinha!)
50g de queijo parmesão
Sal e pimenta

Em uma panela grande derreta metade da manteiga. Doure a cebola ligeiramente, e acrescente o arroz. Mexa até que ele fique translúcido. Verta sobre o arroz o vinho branco e mexa até ele evaporar completamente. Vá acrescentando conchas do caldo de vegetais, mexendo sempre, até que o risoto fique al dente. Acrescente o figo seco cortado em pedaços e o queijo gorgonzola idem. Verifique o sal e tempere com pimenta do reino. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, e tampe. Sirva imediatamente decorado com o pinoli e o queijo parmesão ralado.

Sanduíche de Salmão

O Pumpernickel é um pão integral de centeio, de origem alemã e delicioso. Costumo comprar para preparar canapés (pastinha de ovos e caviar ou creme azedo e salmão defumado) ou para este sanduíche... que não deixa de ser uma entradinha. A combinação de salmão, pepino e dill (que não é nenhuma novidade) é perfeita.



Sanduíche de Salmão
3 sanduíches



6 fatias de pão pumpernickel
100g de salmão defumado em fatias
1/2 limão siciliano
2 colheres (sopa) de cream cheese
Dill (endro em português)
1 pepino japonês

Espalhe o cream cheese sobre uma fatia de pão. Salpique com o dill. Corte o pepino em fatias bem finas, e disponha sobre o cream creese. Coloque duas fatias de salmão defumado, temperado com o limão siciliano e cubra com outra fatia de pão. Caso prefira servir como um canapé, use apenas uma fatia e pão para cada fatia de salmão.


Tacos con Carne

Esta postagem não pode nem ser considerada uma receita... mas uma dica. Organizar um jantarzinho em 30 minutos (despretencioso mas ainda com cara de festa) deveria fazer parte do manual de sobrevivência de tota mulher moderna. Basta fazer uso dos produtos Casa Fiesta - uma marca de produtos americanos/mexicanos (isto é, texanos, rs...) vendida até mesmo no Pão de Açúcar. Comprei estes tacos, mas há natchos e vários tipos de molho e condimentos na linha. Achei tudo gostoso. Basta fritar uma carne cortada em pedacinhos (ou carne moída, como eles usam para os tacos, normalmente), temperar, preparar os outros recheios e montar. Sugestões: creme azedo, queijo ralado grosso, alface em fatias, tomate em cubinhos, abacate batido, azeitonas...

domingo, 1 de maio de 2011

Purê de Abóbora



Purê de Abóbora

1/2 abóbora
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga
100g de queijo gruyère
2 colheres (sopa) de salsinha
Caldo de carne
Sal
Pimenta do reino


Corte a abóbora em pedaços grandes e retire as sementes. Cozinhe por 20 minutos coberta por água. Deixe esfriar. Doure a cebola picadinha em metade da manteiga. Retire a casca dos pedaços de abóbora (que praticamente solta sozinha) e refogue-os até desmancharem. Acrescente o caldo de carne (coloquei um pouquinho só para dar gosto) e a manteiga. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e o queijo gruyère cortado em cubinhos e tempere com sal e pimenta. Sirva quente para acompanhar carnes... A minha sugestão é um Bife de Chouriço com Chimichurri e um bom vinho argentino.