segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Salto Alto de Férias


O blog entrará de férias. Aproveito para desejar um ótimo final de ano... e que no próximo sejam ainda mais receitas! Muito obrigada pelas visitas.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Terrine de Aspargos Frescos

Além dos já tradicionais blinis, preparei um salada (Verde com Brie, Damasco e Nozes) e a novidade, uma Terrine de Aspargos adaptada de uma receita da Rita Lobo (para lá de incompleta) como entradas para o Natal. Aí vai a receita:

Terrine de Aspargos Frescos

20 talos de aspargos frescos
250g de queijo de cabra
250g de queijo cottage
4 colheres (sopa) de azeite
1 pacote de gelatina em pó incolor
Sal
Pimenta do reino

Coloque um litro de água para ferver. Junte os aspargos inteiros e deixe cozinhar por dois minutos. Retire e resfrie (com água gelado ou com cubos de gelo) para parar o cozimento. Limpe os aspargos retirando a parte fibrosa dos talos e separe. Prepare com ajuda de um mixer a base da terrine, misturando os queijos, o azeite e os temperos. Junte a gelatina (verifique instruções na embalagem). Faça uma camada de aspargos (eu utilizei as pontas, a Rita Lobo sugere que elas sejam separadas e servidas junto com a terrine, enfeitando o prato), cubra com a pasta de queijo. Faça o mesmo até obter pelo menos 4 camadas de aspargos e 3 de queijo. Sirva com uma salada e com o seguinte molho:


Molho de Balsâmico e Mel

4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (chá) de mel
1 colher (café) de sal
Misture todos os ingredientes do molho e bata levemente com um garfo ou fuêt. Molho também muito gostoso para colocar na salada...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carolinas Recheadas

Como prometido, estou dando início ao preparo das minhas receitas para o Natal hoje. Bem, os blinis já estão prontos, congelados e embalados à vácuo no freezer... Mas estes não são novidade para o blog. A novidade são as Carolinas. Nem acredito que deram certo e, ainda, foram fáceis de se fazer. Vamos lá!

Carolinas
500ml de água
50g de margarina
1 colher (café) de sal
2 xícaras de farinha de trigo
5 ovos inteiros

Leve ao fogo a água, a margarina e o sal. Misture. Quando levantar fervura coloque de uma só vez a farinha e mexa até incorporar, sendo possível ver o fundo da panela (fogo baixo). Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Coloque na batedeira e vá juntando os ovos um a um, até obter uma massa lisa e branda. Como auxílio de um saco de confeiteiro (só a matriz) coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha (Faça uma voltinha e depois arremate com uma ponta). Leve para assar em forno pré-aquecido (temperatura máxima) por 15 minutos. Diminua para temperatura média e deixe por mais 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grelha e recheie quando estiverem frias.


Recheio: Bata um vidro de creme de leite fresco com 4 colheres de açúcar no ponto de chantilly (sem mistérios) e misture devagarzinho com um vidro de meio de nutella, ate fazer um creme. O creme de nutella. Corte as carolinas ao meio e recheie com o auxilio de uma colher de chá.
Cobertura: Faça uma caldinha de agua e açúcar, doure amêndoas laminadas em uma frigideira (praliné de amêndoas) e jogue sobre as carolinas enquanto realiza a montagem.
Montagem: Faça uma pirâmide com as carolinas e jogue por cima calda de chocolate. Sirva com sorvete de creme e calda de chocolate em separado.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Risoto de Couve e Carne Seca

Comemoração de fim de ano com as amigas, feita um pouco às pressas... é bem verdade. Mas afinal já basta o trabalho que eu terei no Natal! Meninas, estar com vocês e, em especial, com a Cintia, vinda diretamente de Miami para o amigo secreto, é sempre uma delícia! - Ainda mais porque as saudades da carne seca dela eram grandes!

Risoto de Couve e Carne Seca

(para 6 pessoas)
1 litro de caldo de legumes
6 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas picadinhas
1 cálice de cachaça
3 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de couve manteiga desfiada
300g de carne seca
1/2 xícara de salsinha
1/2 xícara de cebolinha
250g de requeijão
100g de queijo mozzarela em cubinhos
(prefiro a mozzarela ao queijo coalho que fica parecendo uma borrachinha!)

Deixe a carne seca dessalgar na geladeira, imersa em água, de um dia para o outro. Troque a água quando possível. Coloque na panela de pressão, coberta por água, e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Espere esfriar e desfie (pode ser no processador mas fica infinitamente pior). Em uma panela derreta uma cebola em 2 colheres de manteiga. Refogue a carne seca e, quando estiver quase pronta, junta a salsinha e a cebolinha e o pote de requeijão. Misture e reserve. Deixe fervendo um litro de caldo de legumes. Em uma panela grande derreta a cebola em 2 colheres de manteiga. Junte o arroz, mexendo sempre, até que ele solte um líquido esbranquiçado. Verta a cachaça e mexa até evaporar. Vá acrescentando conchas do caldo de legumes, uma por vez até que o risoto fique al dente. Acrescente a couve, a carne seca preparada e os cubos de queijo. Mexa, desligue o fogo e finalize com as 2 colheres de manteiga restantes. Sirva imediatamente.


sábado, 18 de dezembro de 2010

Polpettone do Jardim de Napoli

Ontem meus sogros vieram jantar em casa, e ousei, fazendo uso do molho preparado pela própria Vera, tentar a receita do polpettone do Jardim de Nápoli. No outro final de semana nossos padrinhos nos convidaram para almoçar lá, a nossa contraproposta o bacalhau, que já estava comprado e esperando o domingo. A receita que encontrei do polpettone estava no blog Pastifíco dell'amore, agora entre meus favoritos... mas penei um pouco pela falta de detalhes... para principiantes.... Enfim. Vou detalhar mais aqui. Vamos à receita:

Polpettone do Jardim de Napoli

(para 4 pessoas)
600g de carne moída (usei patinho, mas lá usam mignon)
3 colheres (sopa) de cebolinha
3 colheres (sopa) de salsinha
Sal e pimenta do reino
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de rosca
2 ovos
150g de queijo mozzarella

Em uma tigela grande misture a carne moída, a salsinha e a cebolinha e tempere com sal e pimenta. Separe a mistura em 4 partes (4 polpettones). Prepare um polpetonne por vez. Como você vai rechear o polpettone com queijo, separe cada uma das partes da mistura em duas (as metades do polpettone). Coloque sobre uma superfície lisa uma camada de filme plástico. Coloque as duas metade e cubra com outro pedaço de filme. Amasse a carne com as mãos, fazendo um disco e corte fazendo uso de um utensílio redondo qualquer (xícara, forma individual...). Coloque 1/4 do queijo entre as duas metades e feche. Passe os polpettones na farinha de trigo, no ovo e, por fim, na farinha de rosca (preferencialmente feita na hora). Deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. Frite os polpetttones (óleo vegetal/imersão), deixe secar o óleo e coloque em uma folha refratária coberto com molho de tomate pedaçudo, folhas de manjericão e queijo parmesão ralado grosso. Leve ao forno pré-aquecido para terminar o cozimento e gratinar por pelo menos 30 minutos. Sirva acompanhado por uma massa simples (eu escolhi um fettucine com manteiga e sálvia). Acho que ficou bem parecido! A receita do molho da Vera fica para uma próxima oportunidade.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Menu de Salto Alto no Natal


















Ao menos o menu do Natal aqui em casa já está decidido... e as atribuições todas devidamente distribuídas pela família. Que ansiedade! Natal e aniversário em um dia só é demais para qualquer cabecinha. Minha árvore está finalmente decorada, inclusive com a saia de feltro que fizemos este ano eu, minha sogra em minha avó, aproveitando o barrado de uma toalha italiana usada pela primeira vez no meu primeiro Natal, ainda na maternidade. Assim pelo menos fico com uma lembrança deste dia - que não seja inteiramente mofada e cheia de manchas!

Entredas:
Blinis Russos e Salmão Defumado
Terrine de Aspargos e Queijo de Cabra
Salada Verde de Brie, Damasco e Nozes

Prato Principal:
Perú de Natal*
Tender com Frutas*
Farofinha de Natal
Arroz Selvagem
Purée de Marrons

Sobremesas:
Carolinas Recheadas com Nutella e Praliné de Amêndoas
Bolo de Aniversário

Minha sogra vai preparar os itens com *. O bolo de aniversário... Queria muito encomendar uma torta de Natas da Torta e Cia, aquela carioca que ficava na Mário Ferraz... Mas acabo de descobrir que fecharam o endereço aqui de São Paulo. Acho que só eu gostava da Torta de Natas! Vou ter que descobrir um novo favorito. Dicas?

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bacalhau com Pasta de Azeitona


Este final de semana inauguramos a maravilhosa louça trazida de Portugal pela minha madrinha de crisma, a tia Lucinha. Que felicidade! E claro, eu não poderia deixar de fazer uma receita portuguesa... afinal a pobre Vista Alegre merecia, no mínimo, um bacalhau. Fácil de fazer, nossos convidados adoraram! Eu usei aquelas postas congeladas de bacalhau (paquero há meses...)Dias. Vamos lá:

(receita para 4 pessoas)
4 postas de bacalhau demolhadas (1 kg)
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de salsinha picada
350ml de azeite
Pimenta

Coloque as postas de bacalhau por meia hora em uma tigela, imersas em água e sal para descongelar. Em um refratário, disponha as postas e tempere com azeite, salsinha, alho e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por aproximadamente 20 minutos. Coloque no prato e cubra com a pasta de azeitonas - usei a receita da tapenade, http://desaltoaltonacozinha.blogspot.com/2010/11/tapenade-de-azeitonas.html que é maravilhosa! Como acompanhamentos espinafre refogado e batatinhas. o espinafre...

1 maço de espinafre
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite
100g de bacon em cubinhos
Sal

Em uma panela grande, coloque o espinafre e cubra com água e sal. Cozinhe até que a água comece a adquirir uma tonalidade verde. Molhe com água fria para parar o cozimento e esprema para que fique seco. Doure o alho no azeite, junte o espinafre e o bacon (já frito) e refogue.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Yakisoba

Não se trata de uma chef convidada, ainda, afinal fui eu quem foi almoçar na casa dela... Mas em todo o caso, o propósito foi o mesmo: aprender. E a Paula me ensinou a fazer um Yakisoba... depois de duas tentativas frustradas own my own... Finalmente descobri que estava fazendo absolutamente tudo errado. Parece fácil... mas seguindo o verso do pacotinho de yakisoba não é! Vamos à receita:

Yakisoba
200g de Harussame
(macarrão japonês transparente - glass noodles)
5 colheres (sopa) óleo de canola
200g de carne cortada em tiras
4 colheres (sopa) de gengibre picado
2 colheres (sopa) de pimenta dedo de moça picada
1 xícara de shoyu
(não pode ser light de maneira alguma)
1 /2 xícara de saquê mirim
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
1/2 maço de brócolis
1/2 maço de couve flor
1 cenoura cortada na diagonal
4 folhas de acelga cortadas na diagonal
Em uma frigideira ou panela wok aqueça o óleo de granola. Coloque a carne, a pimenta e o gengibre, mexendo sempre. Acrescente os vegetais, o shoyu, o saquê e o óleo de gergelim e verifique o sal. Os legumes devem manter sua crocância mas diminuirão muito de volume. O shoyu deve ganhar corpo. Cozinhe o macarrão em água fervente conforme a embalagem: o Harussame deve ser cozido por 6 minutos. Escorra a massa e junte ao molho. Sirva imediatamente. Fácil mas quero ver se o seu não vira um grude como o que eu preparei sem os ingredientes mágicos e com macarrão para yakisoba normal! Never more.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Risoto de Tomate

Faz tempo que não consigo postar uma receita... Não que não esteja cozinhando, afinal... Mas de fato minha vida está uma loucura. Vou até tentar incluir algumas receitas deste período nos próximos dias... nas datas em que foram feitas. Fotos eu tirei. Faltou mesmo postar. Hoje fiz este risoto, simples, sem invencionices (claro que adaptei a receita...), mas delicioso. Não há quem não goste. Vamos à receita:

Risoto de Tomate

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
1 xícara de arroz carnaroli
1/2 xícara de vinho tinto
1 litro ou quanto bastar de caldo de legumes
1 xícara de tomates cereja
1/2 xícara de manjericão
2 xícaras de mozzarella de búfala
50g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
Pimenta
Sal


Aqueça o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo. Em uma panela grande ou wok aqueça o azeite e doure a cebola picadinha. Junte o arroz e misture até que os grãos ganhem certa transparência e comecem a soltar um caldo branco. Junte o vinho, mexendo sempre até que ele seja absorvido. Vá acrescentando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, não deixando o risoto secar. Quando o risoto estiver no ponto, isto é, al dente, acrescente o queijo, o tomate e o manjericão, finalizando com a manteiga gelada. Reserve um pouco de parmesão, caso goste, para servir. Misture e verifique o sal e a pimenta. Sirva imediatamente. Este risoto pode ser comido como prato principal e, por ser neutro, pode também acompanhar uma carne, como fiz em outras ocasiões